top of page

Al-Cácer, que havia de vir

Alcácer Quibir

Fecho os olhos

Vejo as horas

E lá está ele


Como que à minha espera

Quimera de tão inocente ocorrência

De tão farto relato

E tão aborrecida e inquietante despreocupação

Dessa tão boa alma lusitana

Que tão alto se canta

(Vá, talvez alto demais)


Sebastião

Perdão, D. Sebastião

Como que gaiato à busca de gambozinos

Ou encarnando a mais pura noção de pátria

Lá vai, destinado a África

Procurar contento

Nas árabes (an)danças


E os poetas aqui o esperaram

Com a pena pronta

A tinta solta

Mas o herói não chegaria


Mas não é que,

Oh, meu caro leitor

banhista ocidental,

Ainda os mesmos poetas esperam

Com a mesma esperança

O retorno do pobre moço a Portugal


Quando li

"Alcácer Quibir"

E as mesmas palavras me contaram

Que decerto ecoariam pelo espírito lusitano

Quis acreditar, como tantos acreditaram

De mão na bíblia, ou na constituição

Ou que lá inventem

O digo


De qualquer modo

Quando me abandona esse esplendor lírico do mais alvo e cândido integralismo nacional

Quando se me esquecem Pessoas e Floresbelas do meu mítico Portugal

Tudo o que sobra é o povo


E o povo

Se se recorda

É muito mal

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Beija-flor

Escrevo um verso. Caso lhe chame poesia Não o será, nunca Se escrever três versos Em que renuncio E escrevo uns outros a anunciar Torno-os dispersos Perco o pio E fico a ressacar

Florir

Seria irónico descrevê-la distante Mas se é lá que eu a vejo Brilhante, sempre brilhante Brilho do qual só recebo lampejos Não sei porque a ambiciono Porque haveria eu de saber alguma coisa? Por cada

Razões

Eu sentir que é mentira Não faz disso uma mentira Faz de mim estúpido O cheiro do desespero tinge Até ao mais belo dos tecidos Até que, conspurcado, seja descartado E eu evitado, por outras razões

bottom of page